sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Uma Visão Miranda para Carme(m)




No ano de 2009, a Pequena Notável completou seu centenário de nascimento. Junto a alguns artistas locais, organizei uma exposição chamada "Uma visão Miranda para Carmen" (as fotos ao lado fazem parte desta), na qual diferentes linguagens artísticas propuseram-se a dividir sua "visão" acerca da obra de Carmen. Na noite de abertura, junto ao músico Daniel Ghelen, fiz uma performance buscando os aspectos luz e sombra na vida da artista. O objetivo era retratar não só a Carmen Miranda conhecida, mas a Maria do Carmo. A mulher, a artista. Desde o princípio o projeto se propôs a partilhar a leitura individual dos artistas envolvidos no mesmo e este foi o mote sobre o qual eu trabalhei na minha construção. A partir daí, criei a minha "Carmem" com "m" ao invés de "n", fazendo um trocadilho com a letra inicial do meu nome (Marlise). Ao invés de imitar a cantora, mesmo que fielmente caracterizada como ela, procurei sempre mostrar nossas diferenças. Com o tempo, segui trabalhando sobre as atividades de performance, por um caminho mais cômico, criando uma Carmem com a minha cara. Sem me preocupar em caricaturar, mas brincar com o que nos aproximava e nos diferenciava. Trabalhei com apresentações de "Uma Visão Miranda para Carmem" em diferentes espaços. Feiras de Livro, Eventos do SESC, bares de Montenegro. Foram 2 anos de Shows que me renderam muita experiência e descoberta! Um trabalho que com certeza vou guardar com muito carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário